Resenhas
- RESENHA: A realidade alternativa da Copa do Mundo de 2022Relançado livro de ficção científica que em 1993 previa como seria a vida em 2022 no Brasil
- RESENHA: A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil (por Sid Castro)Uma aventura divertida, perigosa, curiosa, diversificada e inclusiva, repleta de seres exóticos, adoráveis e assustadores; conheça a nova ficção científica de uma jovem escritora, Becky Chambers, ganhadora do Hugo de Melhor Série
- RESENHA: O Astronauta (por Sid Castro)Personagem infantil de Maurício de Sousa foi reimaginado pelo desenhista Danilo Beyruth em versão adulta, tornando-se a melhor ficção científica nacional Maurício de Sousa é uma unanimidade em se tratando de quadrinhos infantis nacionais desde o final dos anos 50,… Leia mais: RESENHA: O Astronauta (por Sid Castro)
- Resenha: Na Fronteira de Dois Mundos – Breve Análise da Série Away, 2020 (por João Gomes Moreira)Ficha Técnica: Título original: Away Roteiro: Andrew Hinderaker, Jéssica Goldberg e Jason Katims. Direção: Edward Zwick, Bronwen Hughes, David Boyd, Charlotte Brändström, Jet Wilkinson. Duração: 1 temporada. 10 episódios (cerca de 50 minutos cada). Gênero: Drama, ficção-científica, romance Classificação: 14… Leia mais: Resenha: Na Fronteira de Dois Mundos – Breve Análise da Série Away, 2020 (por João Gomes Moreira)
- Resenha: A Kuka de Kamaiorá, de Leilah Assumpção. (por Richard Gear)Saudações, humanoides, Hoje não trago outra edição do Serviço de Garimpagem Literária, já que venho falar de uma obra de fácil acesso. Trata-se de A Kuka de Kamaiorá, de Leilah Assumpção. Para minha surpresa, essa obra não é frequentemente vista… Leia mais: Resenha: A Kuka de Kamaiorá, de Leilah Assumpção. (por Richard Gear)
- Resenha: V de Vingança (Por Sid Castro)O filme que popularizou a máscara que se tornou ícone recorrente em manifestações políticas em todo o mundo teve origem nos quadrinhos, numa distopia – um dos gêneros mais politizados da ficção científica desde ‘Nós’ (de Levgueni Zamyatin), ‘Admirável Mundo… Leia mais: Resenha: V de Vingança (Por Sid Castro)
- Artigo: Super Ninguém – O menor e menos acessado Site de Cultura Geek/Nerd do Mundo (Por Fernando Fontana)A ideia por trás deste texto é apresentar o Site Super Ninguém, e acho que a melhor coisa a se fazer é começar pelo nome, que basicamente é uma junção de uma das coisas que mais gostamos (super-heróis) com o… Leia mais: Artigo: Super Ninguém – O menor e menos acessado Site de Cultura Geek/Nerd do Mundo (Por Fernando Fontana)
- Resenha: Guerra Sem Fim (Por Luiz Felipe Vasques)Spoilers abaixo. Clássico da FC Militar, The Forever War (1974) é escrito por um veterano da Guerra do Vietnã (1955 – 1975), um ano antes da Ofensiva do Tet e da retirada das tropas americanas do sudeste asiático, dando fim… Leia mais: Resenha: Guerra Sem Fim (Por Luiz Felipe Vasques)
- Psicose, Ano 60 (por Sid Castro)Para quem só ouviu falar de Norman Bates na recente série Bates Motel, seria bom aproveitar a quarentena e recente entrada na Netflix do filme que lhe deu origem: o clássico absoluto do suspense, Psicose, do maior mestre do gênero… Leia mais: Psicose, Ano 60 (por Sid Castro)
- Resenha: O Retorno da Hegemonia (Por Alice Diniz)Sucesso de vendas e crítica na década passada, Clinton Davisson Fialho explica por que demorou dez anos para lançar uma segunda edição de Hegemonia – O Herdeiro de Basten e diz que próximo livro está pronto. Era final da primeira… Leia mais: Resenha: O Retorno da Hegemonia (Por Alice Diniz)
- Resenha: “Better Than Us” (por João Gomes Moreira)A série russa Лучше, чем люди, (no idioma original) “Better Than Us” veiculado e disponibilizado assim pela provedora de streaming Netflix, pode ser classificada como ficção científica hard. Esta produção (de 2018) é uma viagem prospectiva estribada na realidade do… Leia mais: Resenha: “Better Than Us” (por João Gomes Moreira)
- Resenha: Avalovara (Por João Gomes Moreira)Foi numa tarde sem sol, quando pela primeira vez, numa biblioteca pública, entre os escombros de livros secundários, sicários, subalternos; esbarrei na “caixa-preta” Avalovara, 1973. A sinopse no verso do livro dizia: “Um pássaro formado de muitos pássaros. Uma frase… Leia mais: Resenha: Avalovara (Por João Gomes Moreira)
- Resenha: Labirinto Digital (Por Vitor Gama)Um frequente mal-entendido em relação à ficção científica é a associação do gênero com a existência de um poder de predição. Porém, a FC fala do presente e se em alguns momentos há uma coincidência com o futuro imaginado, é… Leia mais: Resenha: Labirinto Digital (Por Vitor Gama)
- GAMES: DETROIT (Por Gerson Machado de Avillez)Há 30 anos, os videogames seriam apenas uma curiosidade do ramo de entretenimento, sem saber que tínhamos em nossa frente uma das mais novas das grandes artes. Arte esta que emergiu como caçula ao lado das artes digitais pelo aumento… Leia mais: GAMES: DETROIT (Por Gerson Machado de Avillez)
- Resenha: 50 anos da Conquista da Lua – First Man (por Sid Castro)Há meio século, a Apolo 11 pousou na Lua, e pela primeira vez na história um ser humano caminhou pelo solo de outro mundo que não a Terra O próximo dia 20 de julho de 2019 marcará o cinquentenário da… Leia mais: Resenha: 50 anos da Conquista da Lua – First Man (por Sid Castro)
- Resenha: OSMOSIS (por João Gomes Moreira)Produção francesa original da Netflix tem roteiro com premissas intrigantes. OSMOSIS, (2019), é uma criação de Audrey Fouché. Penso ser necessária a introdução da definição biológica do termo ‘Osmose’ para que se possa “apreender” os desdobramentos do eixo temático proposto… Leia mais: Resenha: OSMOSIS (por João Gomes Moreira)
- Resenha: A Cidade Conhecia as Trevas (Por Sid Castro)Como literatura de gênero, o terror tem uma história bem diferenciada no Brasil. Se em algumas artes, como cinema, ele praticamente se resume ao cult e internacionalmente conhecido Zé do Caixão, nos quadrinhos a história é outra. Beneficiado pela censura… Leia mais: Resenha: A Cidade Conhecia as Trevas (Por Sid Castro)
- Resenha: Brinquedos Mortais (Por Tibor Moricz)Brinquedos mortais, uma coletânea organizada por Saint-Clair Stockler e Tibor Moricz, reúne 12 autores que apresentam universos díspares e, ao mesmo tempo, convergentes, dialogando com o inusitado, o assustador, o cômico e o repulsivo.
- Resenha: Os Três Mosqueteiros Steampunk (por Sid Castro)Livro clássico de aventura de Alexandre Dumas tornou-se fonte para centenas de filmes, desenhos e quadrinhos; e, inclusive, ficção científica Os Três Mosqueteiros são um dos mais conhecidos romances de aventura de todos os tempos. Romance histórico escrito pelo francês… Leia mais: Resenha: Os Três Mosqueteiros Steampunk (por Sid Castro)
- Resenha: Farei meu Destino, de Miguel Carqueija (por Osame Kinouchi)A biblioteca do CLFC, atualmente sediada no Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria da FFCLRP-USP, adotou recentemente uma política para doações para seu acervo. Se um autor enviar dois exemplares de algum de seus títulos, um ficará no acervo e… Leia mais: Resenha: Farei meu Destino, de Miguel Carqueija (por Osame Kinouchi)
- Resenha: Dezoito de Escorpião, de Alexey Dodsworth (por Cristina Lasaitis)Talvez não soe estranha aos seus ouvidos (ou aos seus olhos leitores) a afirmativa de que o Brasil não produz boas obras e bons escritores de ficção científica e fantasia. Desde que passei a me interessar por literatura tenho escutado… Leia mais: Resenha: Dezoito de Escorpião, de Alexey Dodsworth (por Cristina Lasaitis)
- Resenha: Pathfinder, de Orson Scott Card (por Marcus Vinicius de Medeiros)O bom autor sempre consegue explorar novas facetas de temas batidos. Em Pathfinder, Orson Scott Card aborda a questão da viagem no tempo e de colonização planetária com muita originalidade e desenvoltura, o que resulta em um dos romances de… Leia mais: Resenha: Pathfinder, de Orson Scott Card (por Marcus Vinicius de Medeiros)
- Resenha: Selva Brasil, de Roberto de Sousa Causo (por Álvaro Domingues)Sinopse: Numa realidade alternativa, no ano de 1993, um grupo de soldados brasileiros na selva amazônica enfrenta não só os guerrilheiros do outro lado. Jânio Quadros havia invadido as Guianas nos anos 60 e entrou numa guerra de desgaste. A… Leia mais: Resenha: Selva Brasil, de Roberto de Sousa Causo (por Álvaro Domingues)
- Resenha: Devoradores de Mortos, de Michael Crichton (por Clinton Davisson)No século X, quando os árabes eram o povo mais evoluído do planeta, o diplomata Ibn Fadlan levava uma vida boa até se meter com a mulher de um xeique rico que era amigo do califa. Como castigo, ele é… Leia mais: Resenha: Devoradores de Mortos, de Michael Crichton (por Clinton Davisson)
- Resenha: Paraíso Líquido, de Luiz Bras (por Tibor Moricz)Li o livro de Luiz Bras em quatro dias, feito admirável para alguém que não tem muito tempo livre para isso. Deve ter ajudado (e como!) o fato de já ter lido em vezes anteriores pelo menos um terço dos… Leia mais: Resenha: Paraíso Líquido, de Luiz Bras (por Tibor Moricz)
- Resenha: Fábulas do Tempo e da Eternidade, de Cristina Lasaitis (por Álvaro Domingues)Sinopse: Em doze contos, misturando os gêneros ficção científica e fantástico, a Cristina Lasaitis conta histórias que tem por pano de fundo o Tempo e a Eternidade. Ao ler os primeiros parágrafos deste livro, temos a sensação de que a… Leia mais: Resenha: Fábulas do Tempo e da Eternidade, de Cristina Lasaitis (por Álvaro Domingues)
- Resenha: Cartas do Fim do Mundo (por Tibor Moricz)A coletânea Cartas do Fim do Mundo, organizada por Nelson de Oliveira e Claudio Brites e publicada pela Terracota Editora parte de uma premissa que considero excelente. Imagine que o mundo vai acabar no dia 31 de julho de 2013… Leia mais: Resenha: Cartas do Fim do Mundo (por Tibor Moricz)
- Resenha: Outros Brasis, de Gerson Lodi-Ribeiro (por Daniel Borba)Alguns meses atrás, dando uma volta na Livraria Cultura, eu dei de cara com o livro Outros Brasis, de Gerson Lodi-Ribeiro. Eu já disse diversas vezes que não sou muito fã de História Alternativa. Acho interessante a ideia, mas não… Leia mais: Resenha: Outros Brasis, de Gerson Lodi-Ribeiro (por Daniel Borba)
- Resenha: O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick (por Álvaro Domingues)Estamos nos anos 60. A Guerra Fria é o pano de fundo para a ação. Há espiões, refugiados políticos, pessoas separadas por uma fronteira imposta num país dividido. A esperança está num livro que mostra como tudo isto pode ser… Leia mais: Resenha: O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick (por Álvaro Domingues)
- Resenha: Padrões de Contato, de Jorge Luiz Calife (por Daniel Borba)Padrões de Contato é um clássico da FC brasileira. Escrito por Jorge Luiz Calife, é considerado por muitos como o grande romance de FC hard no Brasil. Faz tempo que eu queria escrever sobre esse livro. Eu me interessei por… Leia mais: Resenha: Padrões de Contato, de Jorge Luiz Calife (por Daniel Borba)